Você sabe quais os efeitos da maconha no nosso corpo?
18 de março de 2019
Auxílio doença para dependentes químicos: o que fazer?
26 de março de 2019

Entenda a relação entre Fábio Assunção e o uso das drogas

Todos já estamos cientes dos problemas que o ator Fábio Assunção está enfrentando por causa do uso das drogas. Em 2017, ele foi preso em uma cidade no interior de Pernambuco por desacato à autoridade, depredação do patrimônio público e resistência à prisão. Ele também enfrentou alguns problemas na emissora Globo por faltar às gravações da novela Totalmente Demais. Vários colegas de trabalhos e amigos falaram para ele procurar tratamento.

São situações como essas que um portador de dependência química enfrenta frequentemente quando não busca por ajuda. Ele precisa entender que tem uma doença e que precisa de tratamento especializado. É como uma hipertensão ou diabetes: a dependência química é crônica e precisa de acompanhamento constante.

Vamos agora falar um pouco mais sobre a relação do ator Fábio Assunção com o uso das drogas e como ele está enfrentando toda a situação.

Um pouco sobre a carreira de Fábio Assunção

Não há como negar que estamos falando de um ator bastante talentoso e que fez diversos papéis na TV que emocionou muitas pessoas. Por muito pouco, Fábio Assunção não se tornou cantor, ele tinha uma banda quando adolescente, tocava piano, violão e cantava muito bem. Mas, em 1990, decidiu fazer um teste para a Globo e, uma semana depois, já tinha conseguido um papel na novela Meu Bem, Meu Mal. Desde então, não parou de atuar.

Ele viveu muitos papéis inesquecíveis, inclusive como vilão como Renato Mendes em Celebridade. Fez outros fantásticos como o Marcos Mezenga em O Rei do Gado e teve o seu auge na minissérie Os Maias quando fazia par romântico como Ana Paula Arósio.

Porém, já em 2007, as coisas começaram a desandar por conta do vício em álcool e em cocaína. Na época ele chegou a se internar. Achando que já estava recuperado, tentou voltar a atuar, mas em 2008, teve uma recaída e precisou de um novo tratamento.

Problemas com as drogas

Os problemas com álcool e drogas de Fábio Assunção são antigos. Em 2008, por exemplo, ele começou a frequentar os Alcoólicos Anônimos, pois percebeu que as coisas estavam saindo do controle. Mas a coisa toda só veio à tona em 2017, quando fotos e vídeos dele sendo preso por policiais e saindo do carro da polícia notadamente alterado. O episódio aconteceu em uma cidade de Pernambuco e o ator admitiu ter bebido além da conta naquele dia.

Fábio estava comemorando o término das gravações de um documentário e uma briga começou no bar quando ele saiu para ir ao banheiro. Ele recebeu 3 chutes e rolou em um barranco e, enquanto isso, as pessoas apenas filmavam o ocorrido. Ele foi para o hospital mais próximo, porém, perdeu a cabeça quando uma pessoa saiu da UTI apenas para filmá-lo naquele estado. Então, as coisas fugiram totalmente do controle.

O ator também já afirmou que teve uso abusivo de drogas e também que é um dependente químico. O uso começou como uma forma de diversão, mas os limites entre o uso recreativo e a dependência se perderam. Para ele, usar drogas também é uma forma de fuga dos problemas.

Lidar com os memes e todas as situações também não foi fácil. As pessoas a foto de Fábio Assunção desse dia na delegacia com a palavra “Sextou”. Porém, com a ajuda do filho, ele conseguiu levar a situação de uma forma mais leve e entendeu que, por ser uma pessoa famosa, isso seria comum. Em breve, uma outra pessoa fará uma nova besteira e ele já não seria o centro das atenções.

Como Fábio Assunção está lidando com a dependência química

Ele afirma que lidar com a dependência química é um esforço diário, pelo menos para ele. Também diz que o importante é ter foco. Ter os filhos por perto ajuda e muito a se manter firme no tratamento, mas o fato de ser famoso atrapalha bastante. Quando saiu de uma reunião do AA tinha um paparazzo na porta que tirou uma foto. Fica ainda mais difícil lidar com a situação por conta da vergonha e, é claro, de não ter privacidade alguma para lidar com o problema longe dos holofotes.

O vício em drogas surgiu com uma forma de fugir do sofrimento. É o que acontece com várias pessoas em uma época de redes sociais onde todos são felizes e têm suas vidas perfeitas. Não estar feliz e não se sentir bem com a vida que tem é quase um crime. Então, quando um relacionamento termina, você não se permite o luto daquele momento, não se permite sofrer a perda, uma consequência totalmente natural.

Assim, com essa confusão emocional, o ator não sou lidar com o consumo de drogas e acabou perdendo totalmente o controle, consumindo em excesso as substâncias.

Últimos acontecimentos sobre o assunto

A verdade é que Fábio está sabendo lidar muito bem com toda a situação e tem demonstrado muita maturidade com as piadas que andam aparecendo por aí já que, infelizmente, muitas pessoas não conseguem entender que a dependência química é uma doença.

Por exemplo, a música de Gabriel Bartz usa o nome do ator de forma um tanto pejorativa, fazendo alusão aos acontecimentos polêmicos que aconteceram. Por causa de Fábio, os lucros adquiridos por causa da música serão doados para associações que cuidam de pessoas com dependência química. Ele conseguiu ser generoso em uma situação na qual muitos ficariam irritados.

No carnaval de 2019, outra polêmica foi causada, dessa vez por parte de empresas que só pensam em vender e criaram uma máscara com o rosto do autor como uma forma de piada. Porém, o tiro saiu pela culatra porque diversos atores e colegas de trabalho vieram em defesa do ator, afinal de contas, como eles mesmos disseram, piada tem limite. Mais uma vez pessoas brincam com o fato de alguém ter uma doença grave como a dependência química.

Infelizmente, para Fábio Assunção, o fato de ser famoso pode tornar a recuperação um pouco mais difícil. Porém, ele está mostrando a todos que se recuperar é possível com a ajuda de profissionais.

Você está precisando de ajuda ou conhece alguém que esteja? Então, entre em contato com a gente, podemos ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat