Alcoólatra na família: Como ajudar?
9 de agosto de 2018
Relembre história do artista que dançou com Carla Perez e se perdeu nas drogas
13 de novembro de 2018

Clinica de Recuperação – Internação Imediata Resolve?

Você tem algum parente ou amigo que se transformou por causa das drogas? Você está vendo essa pessoa que tanto gosta perder trabalho, faculdade ou algum projeto que ele tinha sonho e dedicação? A família está entrando em colapso e você se sente impotente e estressado sem saber o que fazer e como ajudar?

 

Primeiro preciso que entenda que Dependência Química é uma doença, é necessário buscar informação e profissionais qualificados. E falo isso por experiência própria foi a internação involuntária que transformou minha vida. Neste artigo, falaremos sobre como a Clínica de Recuperação funciona e como a Internação Imediata pode transformar a vida da pessoa que ama como mudou a minha.

 

O que é uma Clínica de Reabilitação para dependentes químicos?

É um ambiente estruturado e especializado em ajudar pessoas na recuperação da dependência química, tem o objetivo de oferecer o melhor tratamento para que a pessoa volte a viver com mais saúde e longe das drogas.

 

A Dependência Química é uma doença progressiva e algumas vezes fatal. Por isso, uma boa Clínica de Reabilitação conta com uma equipe de profissionais multidisciplinares, especializados e qualificados, como médicos, psicológicos, Grupos Terapêuticos com Aconselhamentos e Programa dos Doze Passos dos Narcóticos Anônimos, enfermagem, coordenadores e seguranças.

Estes profissionais ficam disponíveis de modo a auxiliar os pacientes na superação, não só do uso das drogas e sintomas, como também ajudam o dependente químico a entender e trabalhar as causas internas que levam ao uso.

Como funciona uma Clínica de Recuperação?

Os principais procedimentos realizados na clínica de recuperação são: psicoterapia, medicamento e internação. O tratamento indicado vai depender de cada caso e grau de dependência química.

 

Caso o usuário de drogas tenha consciência de que está adoecido, quer mudar e buscar ajuda, o tratamento é mais fácil. Para a família e amigos, essa atitude é motivo de muita alegria, mas infelizmente nem sempre é tão simples assim.

 

Quando acontece o contrário, ou seja, se ele não percebe que está no fundo do poço e está colocando em perigo a própria vida e/ou de terceiros, ou até mesmo percebe, mas não tem forças para superar a dependência, os familiares podem decidir interná-lo de forma involuntária e imediata.

 

Nesse caso, as clínicas autorizadas se responsabilizam pela busca, transporte e cuidados com o paciente. Mas será que resolve? É normal passar essa dúvida por sua cabeça, continue lendo e entenda como a internação imediata pode te ajudar.

Internação imediata resolve?

 

Seu familiar está se destruindo a cada dia que passa? Ele está colocando a própria vida em risco ou de terceiros, mas não aceita que precisa de tratamento de jeito nenhum? É hora de você tomar uma atitude. Para este caso, existe o serviço de internação involuntária, que é feito de acordo com a legislação vigente, por uma clínica autorizada.

 

Quando o dependente químico não possui mais autocontrole, a reabilitação será mais eficaz se ele for removido das distrações sociais, tentações e gatilhos que o obrigam a beber ou usar qualquer tipo de droga.

Embora você não possa evitar situações de alto risco para sempre, a reabilitação ensinará maneiras de reagir a esses gatilhos de uma maneira saudável, para que ele mesmo possa reduzir o risco de recaída e se sentir confiante sobre sua sobriedade.

Entendo que contrariar a vontade da pessoa que ama pode faz você se sentir mal ou culpado, não é mesmo? Não se preocupe, quem ama cuida. É preciso ser firme e fazer o que é necessário para o próprio bem e segurança do seu familiar ou amigo.

Depois de enfrentar os sintomas da abstinência e receber os cuidados necessários a saúde física e mental, ele provavelmente irá perceber que a atitude da família foi a melhor coisa que poderia ter acontecido em sua vida. Digo isso porque foi o que aconteceu comigo e sou muito grato por não terem desistido de mim.

Como diz o ditado: “depois da tempestade, vem a bonança”.

 

Por experiência própria minha dica é, quando tiver problemas com dependência química na sua família, aja com rapidez e faça o que for necessário para resolver imediatamente.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato agora mesmo, a nossa equipe está pronta para ajudar sua família!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat